Ricardo Encarnação
Especialidades
- Pedopsiquiatria
Áreas de Intervenção
- Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção (PHDA)
- Problemas do Comportamento
- Problemas do Controlo dos Impulsos
- Ansiedade
- Perturbações de Humor
- Dificuldades de Socialização
Ricardo Encarnação, natural de Barcelos, licenciou-se em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da universidade Nova de Lisboa | Nova Medical School. Movido pela busca constante de desafios e nunca se acomodando, durante a sua vida académica foi presidente da associação de estudantes e coordenador do Conselho Local da EMSA (Associação Europeia de Estudantes de Medicina). A criatividade que o caracteriza fez com que fosse o responsável por trazer para Portugal o Hospital da Bonecada, projeto que envolve os estudantes de Medicina na missão de desconstruir os medos infantis, enquanto desenvolvem competências humanas, essenciais para a sua prática. A paixão pela Pedopsiquiatria nasceu desta experiência.
Fez o Internato de Formação Específica em Psiquiatria da Infância e da Adolescência no Hospital Dona Estefânia. A sua experiência em clínica privada tem passado, ao longo dos anos, por diferentes locais que lhe ficam no coração e onde procura cultivar afetos. A procura da excelência profissional e a certeza de que só o é possível integrado numa equipa multidisciplinar, fizeram-no sempre procurar contextos em que o trabalho articulado e em equipa é uma constante.
O espírito irreverente, a atitude otimista perante os obstáculos e a certeza de que o crescimento está aliado a algum desconforto e a riscos, levaram-no a deixar a vida hospitalar e a abraçar um novo projeto em contexto empresarial. Quando alguns o questionaram se teria feito a escolha certa e outros o julgaram por sair do percurso mais óbvio para um Pedopsiquiatra, deu início a uma procura permanente de novas respostas terapêuticas, incluindo a saúde digital, sempre com o compromisso de melhorar a vida dos pacientes. No dia-a-dia, esforçasse por motivar todos aqueles que fazem parte da sua equipa e com humildade aprende também com eles, incutindo alto desempenho, elevado sentido ético e consistência científica.
Identifica-se como um apaixonado pelas pessoas e um curioso sobre o mundo em evolução. Sente-se motivado pela descoberta do potencial de cada ser humano e das relações humanas, fazendo do desenvolvimento pessoal a sua bandeira. A capacidade de ouvir, o tom de voz envolvente, o olhar meigo, o sentido de humor e a perspicácia na escolha das palavras faz com que as crianças, os jovens e as famílias que o procuraram se sintam acolhidos e, ao mesmo, tempo desafiados a mudar.
Na sua paixão por pessoas, cria laços fortes e duradouros, encontrando o porto de abrigo na vivência diária com as pessoas da sua vida. Através da lente da sua câmara capta momentos com uma enorme sensibilidade, outra paixão que iniciou aos 18 anos como autodidata.
Tem como principal objetivo ser feliz e fazer os outros felizes.