Terapia Ocupacional

O terapeuta ocupacional é o técnico de saúde que promove a capacidade dos indivíduos, grupos, organizações ou comunidade, escolherem, organizarem e desempenharem de forma satisfatória as ocupações que considerem significativas.
Entende-se por ocupação tudo aquilo que a pessoa realiza com o intuito de cuidar de si própria (autocuidados), desfrutar da vida (lazer), ou contribuir para o seu próprio desenvolvimento, ou da sua comunidade (produtividade). Estas ocupações podem ser elementares tais como brincar, alimentar-se ou vestir-se, ou tão complexas como conduzir um carro ou desempenhar uma atividade laboral.
O terapeuta ocupacional trabalha de forma individualizada ou integrado em equipas multidisciplinares. Na sua abordagem centrada na pessoa, na ocupação e no contexto, estuda os fatores que influenciam o desempenho e atua através de um ciclo de resolução de problemas, recorrendo a abordagens e técnicas específicas, bem como à utilização de produtos de apoio.
Avalia e intervém com pessoas de todas as idades, de modo a desenvolver competências, restaurar funções, prevenir disfunções e/ou compensar funções perdidas.
Na ocupação, analisa quais as exigências da mesma, adaptando e graduando através de procedimentos e equipamentos específicos, de forma a adequá-la às necessidades.
Avalia de que forma o contexto facilita ou inibe o envolvimento da pessoa; promove a eliminação de barreiras e utiliza estratégias ou equipamentos de suporte à participação e desempenho.