ACONSELHAMENTO PARENTAL

Todos somos, em parte, fruto das relações que estabelecemos ao longo da vida. As crianças não são exceção, tendo a família um papel central no que respeita às suas relações significativas. Assim, a intervenção junto dos familiares da criança é fundamental na procura pelo seu bem-estar psicológico e emocional.

O aconselhamento parental consiste numa resposta clínica em que o terapeuta promove e guia uma reflexão em que as necessidades da criança e a forma como os pais as acolhem e lhes respondem são analisadas e repensadas. Assim, são desenhadas estratégias que permitam reajustar a dinâmica familiar e as práticas parentais.

Ao longo das sessões, o terapeuta monitoriza o processo terapêutico tendo em conta não só as necessidades da criança, mas também os desafios que os pais possam encontrar ao longo do percurso.

Não raras vezes, o aconselhamento parental resulta não só em melhorias significativas do funcionamento psicológico e emocional da criança, mas revela-se também numa oportunidade para os pais descobrirem novas competências e potencialidades que não tinham ainda tido oportunidade de pôr em prática.

Conheça a equipa