Numa sociedade onde o sofrimento emocional e os efeitos do trauma frequentemente são minimizados ou evitados, é fundamental proporcionar uma formação especializada que permita um apoio eficaz e sensível a crianças e adolescentes afetados.
O curso é moderado pela psicóloga especialista na área do trauma Drª Ana Santos, e é destinado a psicólogos e pedopsiquiatras, bem como estudantes destas áreas que desejam aprofundar os seus conhecimentos sobre a intervenção psicológica em situações de trauma com crianças e adolescentes.
ana santos
Mestrado Integrado em Psicologia do Desenvolvimento, pela Faculdade de Psicologia da Universidade de Coimbra.
Curso Pós-Graduado de Terapeutas do Luto pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa. Curso Pós- Graduado de Psicoterapia com Crianças e Adolescentes, pela APTCCI.
Co-autora do “Kit (Sobre)Viver na Selva” sobre o processo de luto infantil publicado pela editora Ideias com História. Co-autora do livro infantil “Quando o rei da selva morreu”, da mesma editora.
Psicóloga voluntária em três missões humanitárias: no Sri Lanka (após o tsunami de 2005) e no Brasil, dinamizando grupos de intervenção com crianças em contexto escolar.
Formadora na delegação da região centro, da OPP, na APTCCI e na InLuto, na área do Luto. Formadora na área do trauma em crianças e adolescentes, no CRIAP.
Supervisora de intervenção com crianças e adolescentes.
Fundadora da Consulta do Luto do PIN, onde exerceu funções entre 2012 e 2020.
Membro fundador da associação InLuto – Associação Portuguesa de Cuidados Integrados no Luto, sendo orientadora de estágios profissionais, supervisora e dinamizando projectos de sensibilização na comunidade.
Autora e co-autora de publicações na área da psicoterapia com crianças e adolescentes.
Exerce, desde 2020, funções como Psicóloga Clínica no Serviço de Pedopsiquiatria do Hospital Fernando da Fonseca, na equipa comunitária.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Aspectos traumáticos
1.1. Funcionamento neurológico do trauma e sua expressão;
1.2. Trauma cumulativo e ACES (adverse childhood experience);
1.3. Transgeracionalidade do TraumaAvaliação do trauma
2.1. Sintomas: corpo, emoção, pensamento e comportamento;
2.2. Instrumentos de avaliação;
2.3. Diagnóstico e co-morbilidades.Intervenção
3.1. Princípios orientadores;
3.2. Contextos sensíveis ao trauma – o que são, como construir?;
3.3. Intervenção psicoterapêutica:
3.3.1. Principais orientações teóricas;
3.3.2. Exploração de um guião terapêutico;
3.4. O lugar dos adultos na intervenção – entre a regulação e o comportamento?