Psicologia educacional

A Psicologia Educacional é um ramo da Psicologia que intervém no processo de ensino/aprendizagem, desenvolvimento e educação. A sua intervenção pode ser preventiva, de melhoria e/ou alteração do comportamento, tendo como objetivo geral desenvolver as capacidades e competências das crianças e jovens, grupos e instituições, promovendo contextos facilitadores da aprendizagem e do desenvolvimento de competências pessoais, sociais e profissionais.
Nesta especialidade a equipa propõe-se a responder a questões de desenvolvimento psicomotor e compreender o perfil educacional da criança. Desta forma, disponibilizamos: avaliação global do desenvolvimento; intervenção individual para a promoção das competências a reforçar; identificação e compreensão das barreiras e as variáveis facilitadoras dos contextos de vida da criança no seu crescimento e desenvolvimento; capacitação de estratégias promotoras de estimulação saudável e adequada às necessidades da criança aos pais, educadores e/ou outros cuidadores; compreender os antecedentes e as consequências de comportamentos-alvo a reduzir e/ou a promover; avaliação formal de pré-requisitos para a entrada no 1.º ano do 1.º ciclo ou necessidade de adiamento escolar; intervenção individual de promoção das competências necessárias para a transição para o 1.º ano de escolaridade (funções executivas, pré-requisitos leitura e escrita; matemática e sentido de número);
treino de competências sociais; promoção de hábitos e técnicas de estudo, dando ferramentas e dicas cruciais para a melhoria do aproveitamento escolar.

As competências e multiplicidade desta área, permite-nos atuar como agentes de mudança, valorizar os contextos educativos e contribuir para uma mudança mais eficaz.

Conheça a equipa