Psicomotricidade

A Psicomotricidade é o campo transdisciplinar que se centra no estudo das relações entre o corpo, as emoções e o pensamento. Na população infantil, a terapia psicomotora é uma modalidade de intervenção que se baseia no conhecimento objetivo das fases de desenvolvimento sensoriomotor e psicoafectivo e que utiliza técnicas de mediação corporal que envolvem o movimento, o corpo e o brincar para desenvolver o potencial da criança nas diversas áreas: motora (fina e grosseira), pessoal e social, linguagem e cognição.

O psicomotricista (ou técnico de reabilitação psicomotora) avalia e intervém em diversos domínios do desenvolvimento humano, aplicando instrumentos de avaliação e programando intervenções que promovam uma evolução mais harmoniosa das suas funções psicomotoras (noção do corpo, estruturação espacial e temporal, lateralidade, grafomotricidade, etc) e, consequentemente, dos seus processos de aprendizagem.

O psicomotricista está habilitado para intervir com crianças com qualquer atipicidade no seu desenvolvimento tendo em vista a promoção da qualidade de vida da criança e da sua família.

(1) avaliar a aquisição dos marcos do desenvolvimento psicomotor (agarrar, rastejar, sentar, andar…);

(2) detetar posturas e movimentos atípicos;

(3) observar a capacidade de regulação tónica (adaptação dos níveis de contração muscular deacordo com as necessidades);

(4) avaliar a coordenação, através da análise da fluidez e da segurança dos movimentos;

(5) avaliar as características dos processos dd regulação da atividade da criança (inibição motora, passividade, baixa vigilidade, agitação, dificuldades deatenção);

(6) observar a criança na realização das atividades davida diária (vestir e despir, calçar-se, apertar osatacadores, abotoar, lavar as mãos, etc) e analisar asrelações com os seus pares;

(7) examinar a aquisição das bases de orientação espaciotemporal (noções de cima/baixo, esquerda/direita, antes/depois, à frente/atrás, etc, essenciais na aprendizagem da leitura, escrita e cálculo) e o esquema corporal;

(8) valorizar o papel da perceção sensorial e educar os sentidos, entendendo-os como a base de qualquer aprendizagem;

(9) observar os diversos elementos da comunicação não verbal (existência de fuga do olhar, evitamento do toque, agressividade no contacto físico, etc) ou verbal (atipicidades na aquisição da linguagem);

(10) atentar para as características e conteúdos do jogo simbólico.

São competências do psicomotricista:

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